Friday, November 17, 2006

Pantomima

Começa uma argumentação... Braços ao ar realizam movimentos que, mesmo ilógicos, são belos. Após um tempo, começam a tomar forma. Pequenas variações criam idéias. Sentimentos são transmitidos por cada onda de movimento que seu corpo emana e a platéia é atingida por todos eles de forma individual.

Ultraje! – gritam entre vaias e aplausos. O público está confuso. Suas palavras são muito fortes e sua voz é excessivamente profunda para a compreensão à primeira vista. Ele insiste! Seu torso gira em um eixo imaginário reafirmando que nunca irá desistir. Uma repetição de termos que transforma uma sentença em cacofonias e ruídos em comunicação pura. Sua mensagem é clara, mas o público se recusa a ver.

Agora suas pernas deixam o chão. O mundo roda à sua volta. Novas idéias são propostas, realidades alternativas apresentadas através de perspectivas inéditas. Uma sucessão de passos demonstra ações que, sem precedente, atingem a todos de modo uniforme. Palmas acompanham o rápido bater de pé no chão... a platéia se sente no dever de acompanhá-lo e desencadear o desastre. Movimentos esquizofrênicos demonstram uma interferência! O artista se cala...

Seus olhos passam de forma rápida por cada espectador. É o suficiente para causar desmaios, convulsões e dores. Sua expressão revela suas intenções. Dizer mais sem nada dizer.

Todos os movimentos voltam junto às expressões. É criada uma nova realidade. Não existe tempo, não existe medo, muito menos dúvidas. Viver torna-se uma arte. Os passos perdidos tornam-se uma dança. Novas perspectivas trazem novos horizontes.

E o artista continua seu monólogo... sem pronunciar uma palavra.
(17/11/2006)

3 comments:

Carol said...

"E o artista continua seu monólogo... sem pronunciar uma palavra."

Tipo isso mesmo.

:*** bitch.

Patty Marie Jones said...

Segunda vez que leio esse teu texto. Pensei muito no que comentar. Porém, enquanto teu personagem consegue falar muito sem dizer uma palavra, eu acabaria usando milhares de palavras para não dizer nada. Tipo isso, que acabei de fazer, sabe?

Bjocas, Fabito

Unknown said...

Seria o palhaço Tuta?

(Migrei pro Blogger novo. Check it out)